domingo, 12 de outubro de 2008

Unidades Bioestratigráficas

Unidades Estratigráficas, sao constituidaas por diversas sub-unidades:
- Unidades Litostratigráficas;
- Unidades Litodémicas;
- Unidades Aloestratigráficas;
- Unidades Pedoestratigráfica;
- Unidades Magnoestratigráficas.
- Unidades Bioestratigráficas.



Neste post abordar-se-á apenas as Unidades Bioestratigráficas.



Unidades Bioestratigráficas são definidas por um conjunto de camadas que contém tipos específicos de fósseis, preferencialmente contemporâneos à acumulação.
E dividem-se em:
- Acrozona;
- Zona de extensão vertical;
. simples
. concomitante
- Zona de Oppel
- Filozona;
- Zona de Acme;
- Zona de Intervalo.




Acrozona é uma subdivisão biostratigráfica que se utiliza para se referir à zona de duração de um táxon.


Zona de extensão vertical corresponde ao aos limites de uma zona de amplitude que correspondem ás ocorrências estratigráficas mais inferior e mais superior de um determinado táxon.

Zona de Oppel é um tipo de biozona que constitui um caso especial de zona de associação. É definida pelo primeiro ou último aparecimento de um determinado táxon associado a um táxon adicional.

Filozona é o conjunto de estractos que representa o intervalo de tempo que corresponde a um segmento de linhagem evolutiva. As filozonas são o meio mais confiável de correlação bioestratigráfica, uma vez que os seus limites são muito próximos dos limites das unidades cronoestratigráficas.

Zona de Acme é definida pelo conjunto de estratos nos quais abundância de um táxon particular é significativamente maior do que ao longo da secção. Frequentemente têm aplicação local e está mais associada a factores ambientais, o que não implica que não representa um marco temporal. Os limites de uma zona de acme ou abundância correspondem aos biohorizontes ao longo dos quais é verificada uma grande variação na abundância um ou mais táxons que caracterizam a zona.

Zona de intervalo, conjuntos de estratos entre dois biohorizontes especificados. Este tipo de zona é definido e identificado com base nos seus biohorizontes limitantes, isto é, a primeira e última ocorrência consecutivas de um dado táxon.

Bibliografia:

- http://www.funape.org.br/geomorfologia/cap2/2.22.gif

- Zerfass, Geise; Andrade, Edilma; http://209.85.135.104/search?q=cache:B7BSqeS_P5wJ:www.ige.unicamp.br/terraedidatica/v3n1/TD3_foraminiferso%2520e%2520bioestratigrafia.pdf+biohorizonte+defini%C3%A7ao&hl=pt-PT&ct=clnk&cd=5&gl=pt; Pag. 6 a 9.

Sem comentários: