domingo, 19 de outubro de 2008

Processo Sedimentar

Como os outros dois reinos naturais, o animal e o vegetal, também o mineral está formado por corpos que se transformam. A crosta terrestre e parte do manto estão em constante mudança. As rochas que os constituem surgem com aspectos diferentes em épocas distintas, constituindo as diversas fases do denominado ciclo das rochas. Nesse processo, as rochas, junto com os minerais, são redistribuídas no interior do planeta e sobre sua superfície. No ciclo das rochas se distinguem três processos formadores de rochas: o magmático, o sedimentar e o metamórfico.


Processo Sedimentar

As rochas sedimentares derivam da consolidação de materiais incoerentes, originados por acumulação mecânica de fragmentos (sedimentos detríticos ou clásticos), pela precipitação química de dissoluções (sedimentos químicos) ou por atividade de organismos que fixam os sais aquáticos (sedimentos orgânicos).

O processo sedimentar inclui quatro fases: alteração, transporte, sedimentação e litificação. Os primeiros constituem o ciclo da erosão.


O material rochoso original altera-se (meteoriza-se) por meio de agentes atmosféricos e de organismos vivos (animais e vegetais). Sobre o mesmo forma-se um solo que também é constituido por restos orgânicos e é arrastado pela água da chuva ou transportado, de forma parcial, pelo vento.


O transporte pode ser realizado por diversos agentes como a água líquida ou glacial, o vento, a gravidade e os organismos vivos. Geralmente produz-se uma seleção do material, de acordo com as dimensões e o peso específico dos fragmentos rochosos e minerais. Os menores e mais leves poderão ser transportados mais longe que os grossos e pesados. A característica da rocha também pode influir. Uma rocha pouco compacta e solúvel, por exemplo, desagregar-se-á com mais facilidade que outra compacta e pouco solúvel, de forma que a primeira pode ser transportada para lugares mais distantes.


A terceira etapa do processo sedimentar consiste na acumulação do material erodido e transportado, o que pode acontecer num ambiente continental ou marinho. São sedimentos continentais as terras das encostas, as areias eólicas de zonas desérticas, os seixos, as areias fluviais, as lamas (sedimentos constituídos por partículas muito finas) e as argilas lacustres.


A fase final de todos os processos sedimentares é o de litificação, ou seja, a transformação de um sedimento incoerente numa rocha coerente. Isso pode ocorrer tanto por simples compactação como também por precipitação química de uma substância (denominada cimento) que liga ou cimenta os grãos detríticos. Essa fase complementa-se com a diagénese, uma recristalização parcial de alguns minerais, devido à pressão dos sedimentos sobrejacentes e à dissolução e transporte de alguns elementos feitos pela água circulante. Este processo geralmente leva à formação de rochas de composição bem particular (as dolomitas, por exemplo).

Ciclo Sedimentar

Bibliografia:

- http://fossil.uc.pt/imags/Ciclo%20sedimentar.jpg

- http://www.geocities.com/paulac_onofre/page13.htm

Sem comentários: