domingo, 5 de outubro de 2008

Principios Fundamentais da Estratigrafia


Existem 6 principios que tem de ser respeitados em Estratigrafia, começando por:


1. Princípio do Actualismo

O presente é a chave do passado.

Problemática, dificuldades de aplicação numa terra em condução permanente: mudanças na composição da atmosfera e da água dos oceanos; deriva continental e expansão oceânica, variação na velocidade de rotação da Terra e suas implicações na dinâmica da circulação atmosférica e nas zonas climáticas; variação do campo magnético e intervenção de fenómenos cósmicos; evolução nas condições de vida de alguns mecanismos. Em suma, há leis que nunca mudam!


Principio do Actualismo





2. Princípio da Sobreposição

Em condições normais, toda a camada sobreposta a outra é mais moderna do que ela.

Este princípio pode ser aplicado em depósitos sedimentares formados por acresção vertical, mas não naqueles em que a acresção é lateral: terraços, filões camadas, depósitos enchendo cavidades cárcicas, deformações metamórficas.

É válido para rochas sedimentares e rochas vulcânicas que se formam por acumulação vertical de material, mas não pode ser aplicado a rochas intrusivas e deve ser aplicado com cautela às rochas metamórficas.

Necessidades de recorrer a critérios de polaridade:
- Organismos em posição devida;
- Marcas de raízes;
- Icnofósseis;
- Granotriagem;
- Figuras geopéticas;
- Figuras sedimentares;
- Análise microtectónica.


3. Princípio da relação intrusão - fractura

O corpo rochoso intrusivo e a falha são mais modernas que as rochas atravessadas ou fracturadas. A intrusão é sempre posterior às rochas que atravessa, assim como os filões (ou dique) que cortam as camadas.



Intersecção




4. Princípio da horizontalidade original

Os sedimentos são sempre depositados em camadas horizontais. O fenómeno geológico que altera a horizontalidade é sempre posterior à sedimentação.



Deposição horizontal




5. Princípio da continuidade lateral

Uma camada tem a mesma idade em todos os seus pontos, o que implica que os limites inferior e superior de uma camada representam superfícies isócronas. Importante por permitir correlacionar observações praticadas em locais diferentes, completa o princípio da sobreposição na medida em que possibilita a extensão lateral das observações na mesma bacia sedimentar. Dificuldades de aplicação, sobretudo em regiões de climas húmidos ou muito urbanizadas. Valido à escala local, às vezes regional.

Como reconhecer a mesma camada em diferentes locais? Muitas vezes foram tomadas por sincrónicos estratos semelhantes do ponto de vista litológico mas, na verdade, com idades diferentes. Caso clássico é o dos “Old Red Sandstones” devónicos e dos “New Red Sandstones” Pérmico; houve convergência de condições de formação com resultados sedimentológicos muito semelhantes. É, portanto necessário recorrer a outros critérios.


Discordância




6. Principio da identidade paleontológica

Os estratos com o mesmo conteúdo fossilífero são da mesma idade.Os fosseis estratigráficos ou “bons fósseis” ou fósseis característicos caracterizados por:
- Rápida evolução, ou seja, curta longevidade;
- Vasta repartição geográfica;
- Ocorrência frequente;
- Identificação simples.



Correlação
Limitações e problemas inerentes à distribuição dos seres vivos. Factores condicionantes: temperatura, profundidade, salinidade, correntes, tipos de fundo, factores geográficos.


E é através destes princípios que se identifica a idade das rochas.



Bibliografia:

Ricardo, Nelson; Principios Fundamentais da Estratigrafia -http://nelson.awardspace.com/index.php?option=com_content&task=view&id=17&Itemid=63

Sem comentários: