terça-feira, 30 de setembro de 2008

Estratigrafia e o Tempo Geológico

Estratigrafia define-se pelo estudo da sucessão, no tempo e no espaço, e da representatividade horizontal e vertical das camadas e sequências de rochas de uma região, procurando determinar os acontecimentos, os processos e os ambientes geológicos, como por exemplo, a determinação de fases de erosão ou de ausências de deposição.

Tem como objectivo organizar o conhecimento geológico através da caracterização de unidades estratigráficas estabelecendo correlações geológicas entre regiões diferentes e servir de fundamento para o estabelecimento da história da evolução geológica local, regional e mundial.

Apesar de o nome se referir especificamente a rochas estratificadas e estratigrafia tem significado bem mais amplo, pois envolve a determinação da sucessão geral das rochas de uma região, incluindo acontecimentos que modificaram a forma e a natureza das mesmas, tais como: tectonismo e metamorfismo das rochas.



Afloramento


Quanto ao tempo geológico representa a linha do tempo desde o presente até a formação da Terra, dividida em éons, eras, períodos, épocas e idades, que se baseiam nos grandes eventos geológicos da história do planeta.

Embora devesse servir de marco cronológico absoluto à Geologia, não há concordância entre cientistas quanto aos nomes e limites de suas divisões.
A versão aqui apresentada baseia-se na edição de 2004 do Quadro Estratigráfico Internacional da Comissão Internacional sobre Estratigrafia da União Internacional de Ciências Geológicas.


A Linha de Tempo




Notas:

- A escala de tempo geológica é distorcida, ampliando-se em direção ao presente. Isso se dá, em parte, porque há mais informações nas camadas de rochas recentes, que assim requerem estudos mais detalhados. Mas também porque, quando se estuda o passado, tende-se a sobrevalorizar o que está mais próximo do presente.

- As datas são aproximadas, devido à incerteza da datação radiométrica e ao problema de que os depósitos nem sempre são examinados no lugar apropriado da camada geológica que se deseja datar. Os limites de algumas divisões mais antigas ainda carecem de definição.





Bibliografia:


http://farm2.static.flickr.com/1035/748489524_d33f12b747.jpg?v=0
http://pt.wikipedia.org/wiki/Escala_de_tempo_geol%C3%B3gico#Linha_do_Tempo